Pular para o conteúdo principal

Por onde começar em TI?

· Leitura de 7 minutos
Felipe Schossler (conteúdo criado por humano ✅)
Capa da Codetrilha

O mundo da TI é gigante. Existem várias áreas interessantes e com uma remuneração excelente, mas pra quem está começando, qual área escolher? Clique em "Leia mais" e vem comigo desvendar esse grande mistério para os iniciantes 🫡

  1. Começando do início e sendo redundante: o que é TI
  2. Quais são as áreas que englobam TI
  3. Quais áreas são as que mais contratam iniciantes
  4. O que preciso saber antes de escolher uma dessas áreas
  5. Como minha história é a prova de que mais importante que seu desejo o mais simples é só entrar na área e descobrir

Começando do início e sendo redundante: o que é TI

Antes de falar sobre quais são as áreas de TI primeiro precisamos entender o que de fato é TI e como ela ajudou nosso mundo moderno a se tornar o que é hoje.

TI é a sigla de "Tecnologia da Informação", tecnologia essa que podemos separar em ao menos duas grandes partes, o que envolve software e o que envolve hardware. Hardware como os memes me ensinaram é o que você chuta quando não funciona e software é o que você xinga quando não funciona. Pela brincadeira vocês já conseguem entender um pouco do que é trabalhar com TI (sim, ter calma é um requisito 🤣).

Hardware então são classificados os dispositivos físicos componentes como: CPU, HD (Hard Disk), Memória RAM e todos os componentes eletrônicos envolvidos no processo de tornar um computador completo como transístores, resistências, conectores etc. Cada um desses dispositivos tem uma função única da qual são atribuídas. Por exemplo o Hard Disk (ou Disco Rígido) é responsável por armazenar todas as suas informações (pastas, arquivos) mesmo que o computador reinicie, fazendo com que suas fotos da família, vídeos das férias não sejam perdidos e se mantenham nesse dispositivo. Exemplo de hardware abaixo:

Imagem da utilização global do Desktop em comparação ao Celular

Software são classificados os componentes não físicos que operam esses componentes físicos afim de atingir um resultado. Os principais resultados do controle desse hardware pelo software são os que mais vemos hoje: aplicativos no celular, websites, nosso Sistema Operacional entre outros. Então basicamente software envolve os apps e sites que usamos diariamente, alguém precisou construí-los utilizando de componentes físicos (como falamos anteriormente CPU, HD etc) normalmente usando uma linguagem de programação.

Imagem da utilização global do Desktop em comparação ao Celular

Essas são as duas grandes partes que envolvem "Tecnologia da Informação" e é muito importante separarmos elas para entendermos como o mundo moderno funciona.

Quais são as áreas que englobam TI

Tratando de áreas da TI que podemos seguir, ou seja, "dar nome aos bois" para poder escolhermos o que estudar e seguir, essas duas grandes partes separam-se em 3 grandes áreas:

  • Engenharia da Computação
  • Ciência da Computação
  • Redes de Computadores

Engenharia da Computação: é a área que foca normalmente nossos estudos de componentes que estejam mais próximo do hardware, se preocupa em otimizar e criar novos componentes, melhorar os já existentes, criar novas tecnologias físicas (e de camadas próximas a física) que possibilitem por exemplo que nossos computadores hoje estejam em nossas mãos (vulgo "celular/smartphone").

Ciência da Computação: preocupa-se principalmente com o software, com tudo que envolve como usar o hardware e manipulá-lo para criar aplicativos, sistemas operacionais sites, IA etc. É onde temos mais áreas dentro da TI normalmente.

Redes de Computadores: depois de termos as duas áreas necessárias para criar um aplicativo ou site completo, precisamos então disponibilizá-lo para outras pessoas certo? É aí que entra Redes de Computadores. O melhor exemplo de aplicabilidade de tudo que envolve essa área é a quase nada conhecida Internet da qual todos nós utilizamos todo santo dia. Ela usa todos os conceitos que envolvem Redes, desde a camada física de dispositivos físicos (o que envolve também Engenheria da Computação) até a camada de software (que envolve também Ciência da Computação). Sendo assim Redes utiliza das outras duas grandes áreas para poder conectar os dispositivos e fazer com que possamos viver a nossa "vidinha moderna" tranquilamente, acessando nossos apps e sites a nosso bel prazer.

Quais áreas são as que mais contratam iniciantes

Essa pergunta por mais que pareça díficil é bem simples. Se pensarmos que os componentes físicos são normalmente "o mínimo necessário" para rodar nosso software e normalmente são mais padronizados e produzido em escala, a área tem muito menos pessoas.

Pensando assim na maioria dos casos a área que mais tem vagas é "Ciência da Computação" que o principal foco é na utilização do software para controlar o hardware. Mas isso ainda não é a resposta pra tudo, precisamos entender dentro dessa área quais são as ramificações que mais contratam pessoas.

O que preciso saber antes de escolher uma dessas áreas

Para entender isso precisamos primeiro saber, o que são as plataformas de desenvolvimento, linguagens de programação entre outros. As plataformas de desenvolvimento são basicamente os "lugares" que iremos desenvolver determinado software, existem ao menos 4 bastante conhecidas:

  • Web: o queridinho, mais famoso e mais utilizado, maior exemplo são os nossos navegadores que acessam a internet em busca de sites.
  • Desktop: nossos aplicativos instalados no computador como por exemplo: word, powerpoint, bloco de notas etc
  • Mobile: nossos aplicativos no celular se encaixam exatamente nessa categoria
  • Sistemas embarcados: você nunca imaginou como um avião consegue controlar tanta coisa? Como funcionam dispositivos de Caixa Eletrônico? É aqui que se encaixam os Sistemas Embarcados.

De novo pra responder essa pergunta é bem simples, só analisarmos o que mais as pessoas usam hoje em dia e chegaremos a conclusão de: Web e Mobile. Entre essas duas temos alguns dados que mostram a sua utilização:

Imagem da utilização global do Desktop em comparação ao Celular

RESUMINDO QUAL ÁREA ESCOLHER PARA COMEÇAR EM TI: Ambas áreas de Desenvolvimento Web e Mobile são excelentes para entrar em programação, mas quando levamos em conta o que tem mais conteúdo, mais familiaridade e o mais indicado pela simplicidade e requisitos, normalmente a opção é Web para iniciar em TI.

Como minha história é a prova de que mais importante que seu desejo o mais simples é só entrar na área e descobrir

Desde o início, quando pensei em entrar em TI, minha primeira vontade era ser desenvolvedor. Criar algo do zero eu pensava que seria a coisa mais maravilhosa que podia ser feita, mas meu primeiro emprego foi como Suporte Técnico, resolvia de tudo, desde impressoras que não estavam imprimindo até desenvolvedores reclamando comigo que suas IDEs não estavam funcionando. 2 anos depois passei a vaga de Desenvolvedor de Software mas apenas por duas semanas, nesse meio tempo não desenvolvi nada e para não ficar sem o que fazer na empresa (ela estava em transição e fiquei "solto" lá) aprendi a automatizar o fluxo para colocar as aplicações no ar. Eu não sabia mas estava me tornando algo próximo do DevOps Engineer. Depois de 2 anos nessa profissão fui para a área de Site Reliability Engineer que é ainda mais voltada a deixar o site "no ar" e fiquei por mais 2 anos.

Enfim queria só te dizer com essa pequena introdução a minha carreira que muitas vezes em TI apenas começar é a melhor decisão que você pode tomar, mesmo que não seja na sua área desejada, a gente vai se descobrindo durante o processo e nossas vidas podem ter finais muito mais felizes que o imaginado.

E pra encerrar

E se você leu até aqui, meu muito obrigado de coração e espero te ver nos próximos artigos. Au Revoir!

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: