Pular para o conteúdo principal

O que é a Codetrilha?

· Leitura de 7 minutos
Felipe Schossler (conteúdo criado por humano ✅)
Capa da Codetrilha

Antes de explicar o que é a Codetrilha gostaria primeiro de te contar sobre nossa história e as motivações do porque surgimos. Fica aí que até o final te prometo que você saberá o que é a Codetrilha e porque nosso movimento veio para te ajudar nesse mundão de TI 🧡

  1. História da Codetrilha
  2. Quem somos nós
  3. Qual é nosso objetivo
  4. Embarque nessa jornada com a gente!

História da Codetrilha

Prelúdio

A história da Codetrilha tem seu início em meados de 2013 quando me encontrei no último ano do ensino médio entrando em um curso técnico de Redes de Computadores porque não sabia o que queria fazer da vida, mas se tinha "computador" no nome jurava que seria algo interessante. Eu não tinha background algum na área de TI. O máximo que podia dizer é que por jogar muito no computador tive que desmontá-lo e montá-lo algumas vezes porque ele sempre estragava, então Google e Youtube já eram parte da minha rotina para ajustar, quando não se tem dinheiro a gente corre atrás 😂

Minha família nunca teve muito dinheiro, meu pai parecia o "Julius" de "Todo mundo Odeia o Chris". O cara literalmente comprava tudo do mais barato porque se não fosse assim não sobrava dinheiro para pagar as contas. Minha mãe parecia a "Rochelle" a legítima mãe clichê que te xingava mas também te amava incondicionalmente. Meu pai era caminhoneiro, minha mãe faxineira, infelizmente não puderam me passar muito conhecimento sobre como crescer profissionalmente, mas me ensinaram MUITO sobre trabalho duro e vontade, coisa que vou levar pro resto da minha vida.

Mas retomando o assunto, nesse curso técnico aprendi sobre todos os conceitos de Redes e como todos os dispositivos modernos se conectavam a tão famigerada internet. Foi lá que tive conhecimento a primeira vez sobre o que é a internet de fato, como os dispositivos locais se comunicavam, principais protocolos de comunicação, principais tecnologias envolvidas, modelos de referência etc. Aquilo tudo pra mim era MUITO desafiador, mas mesmo assim fiquei até o final e me formei "Técnico em Redes de Computadores no final de 2014".

Após isso fiquei um período no limbo, sem saber o que fazer da minha vida. Fiquei literalmente enterrado jogando "League of Legends" em casa durante 3 anos enquanto via vários dos meus amigos começarem faculdade em federal, serem "bixos", começarem empregos e ter seus salários. Foi uma época bem complicada para mim. Como não sabia o que fazer e nunca tinha estudado de verdade achava que eu era "burro", que não podia aprender.

Nesse meio tempo meu relacionamento de 7 anos se encerrou justamente porque eu realmente estava fazendo nada, realmente eu estava no fundo do poço. Depois desse término fiquei um período de 3 meses com "depressão", coloco entre aspas porque não fui diagnosticado mas estava com todos os sinais da doença.

Em um belo dia, fui falar com minha mãe e ela perguntou "filho, está tudo bem?" e eu desabei chorando igual uma criança de 5 anos quando alguém tira o doce da mão dela. Ela me abraçou e falou: "filho, vai ficar tudo bem, vai ficar tudo bem", e seguindo aquele dia, acordei decidido que ia mudar minha vida. Ia ser tudo que nunca fui: estudioso, saudável, focado e o melhor que pudesse ser.

Nasce uma nova história

Como disse antes, acordei nesse dia e resolvi mudar, então pesquisei por faculdades que poderia fazer e tudo que poderia alcançar nesse meio tempo. Pedi aos meus pais para que cada um pagasse metade da faculdade de tecnólogo em Análise e Desenvovlimento de Sistemas, mesmo meu pai sendo caminhoneiro e minha mãe sendo faxineira sabia que conseguiriam me ajudar no início porque o tecnólogo era 500R$ reais na época.

Resumindo, comecei a faculdade, pensei em desistir várias vezes porque era MUITO DIFÍCIL (principalmente para quem NUNCA estudou na vida, sempre fingiu estudar) mas persisti e consegui ao menos passar nos primeiros semestres com boas notas.

Consegui meu primeiro emprego em Suporte Técnico em TI no 3 semestre da faculdade e logo já comecei a pagar de volta meus pais como prometido.

Nesse primeiro emprego acabei me destacando e consegui a promoção para me tornar o que mais queria Desenvolvedor de Software Júnior, mas no final acabei virando DevOps Engineer sem nem saber ao certo o que era (mas essa história fica pra outro dia) 🤣

Acabei saindo dessa empresa depois de 4 anos e fui para minha segunda empresa, bem maior que a primeira e com a oportunidade de trabalhar com Cloud e uma escala na qual nunca tinha tido contato antes. Lá aprendi muito sobre como empresas Top Performer operam, desde o ponto de vista gerencial da organização até o técnico. Agradeço demais pela oportunidade que tive lá!!

Mas porque contei tudo isso pra vocês?

Fiz questão de contar minha história aqui para vocês conseguirem entender que se eu fui capaz de sair da zona em que estava, você que está aí lendo também pode ser.

Entendo que existem pessoas que muitas vezes não tem acesso ao que tive e que várias coisas poderiam ser consideradas "luxo" mas se você está aí lendo esse artigo é porque tem dinheiro para internet e tem um celular ou computador, então provavelmente tem o mínimo para poder começar nessa jornada também, assim como eu tinha.

Hoje entendo que faculdade dentro de TI é mais luxo que necessidade, se você tiver a oportunidade de fazer, faça. Se não tiver, vontade e o caminho certo te colocaram em um patamar tão alto quanto a faculdade poderia te trazer.

Quem somos nós

Depois de te contar toda a minha história, preciso falar que após aquele período eu fiz questão de ajudar muita gente, para ninguém ter que passar a dificuldade que passei, essas pessoas eram principalmente do bairro onde nasci que sempre foi um bairro pobre e as pessoas não tinham perspectiva de crescimento, eu queria fazer o que podia para empoderar quem precisasse de ajuda e assim o fiz.

Duas dessas pessoas que ajudei hoje são os cofounders da Codetrilha. O Gabriel e o André.

Ambos participaram das mentorias que fiz para ajudá-los a iniciar em TI. As histórias deles são totalmente diferentes mas convergem no mesmo início: ambos não sabiam o que queria fazer da vida e não podiam perder muito tempo pensando nisso, porque igual eu, suas famílias não eram ricas para bancá-los enquanto decidiam seu futuro.

Mas resumindo então, a Codetrilha é composta por 3 integrantes em seu início:

Qual é nosso objetivo

A principal motivação e proposta da criação da Codetrilha é trazer conteúdos de qualidade e de simples acesso que facilite a vida das pessoas que querem entrar em TI.

Da minha parte principalmente queria muito poder ajudar as pessoas que assim como eu vieram de uma realidade em que tudo te puxa pra baixo ao invés de te ajudar a crescer. Se cada vez mais pessoas que não tinham perspectiva na vida iniciarem em TI e acharem propósito nisso, meu sonho estará cumprido 🧡

Embarque nessa jornada com a gente!

Se você também tem dificuldades, quer iniciar em TI ou sabe da dificuldade que é entrar nesse mundão, nos ajude compartilhando e seguindo a gente nas nossas redes sociais e interagindo com nosso conteúdo!!

E se você leu até aqui, meu muito obrigado de coração e espero te ver nos próximos artigos. Au Revoir!

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: