
Você nunca se perguntou Qual é a melhor linguagem para iniciar em programação"? Quais são os fatores que precisamos checar para tomar essa decisão? Nesse artigo explico melhor todas as variáveis que envolvem a escolha da sua "primeira linguagem" e no final dou meu veredito de qual é a melhor linguagem para iniciantes. Então pega um café e vem comigo ☕
- O que é uma linguagem de programação de maneira simples?
- Quais são os principais fatores na escolha da primeira linguagem?
- O veredito final
O que é uma linguagem de programação de maneira simples?
Milagrosamente a definição do que é uma linguagem de programação no Wikipedia é simples:
Uma linguagem de programação é um sistema de notação para escrever programas de computador.
Isso quer dizer que a linguagem de programação é o meio que nós humanos conhecemos para "falar" com o computador, seja ele um smartphone, desktop, embarcado ou o que for, se existe uma CPU e Memória RAM ao menos, nós conseguimos criar essas "notações" para poder falar com esse dispositivo físico.
Então basicamente programar é: "mandar o computador fazer o que você quiser (contanto que ele tenha recurso) e o computador fazer". E esse "mandar" é feito pelas linguagens de programação. Isso se traduz no final em: sites, aplicativos para celular, para computador, para sistemas de avião, máquinas de cassino em Las Vegas, ou seja, praticamente tudo.
Quais são os principais fatores na escolha da primeira linguagem?
Escolher a sua primeira linguagem não é tão simples, se não afinal, você não estaria lendo esse artigo, certo? 😂
A principal dificuldade para quem está iniciando escolher a sua primeira linguagem é não entender quais pontos você precisa olhar para entender qual é a melhor escolha para você no início. Existem inúmeras linguagens no mercado e a escolha não é nada simples, mas vou te ajudar a clarificar suas ideias com alguns pontos importantes para levar em conta.
Seu objetivo (com o que você quer trabalhar)
A sua linguagem de programação majoritariamente vai ser definida pelo seu propósito. Linguagem de programação é ferramenta para chegar em um objetivo e assim como as ferramentas, cada uma é feita para um determinado propósito.
Além do fator de que cada linguagem foi criada com um propósito, existem linguagens como Python por exemplo que não necessariamente foram criadas para os própositos como Machine Learning, Data Science entre outros hypados, mas pela sua facilidade e simplicidade ganharam um ecossistema gigante, com diversas pessoas e comunidades contribuindo em inúmeros projetos nessas áreas.
Então lembre-se: tenha um propósito definido ou ao menos procure alguém para te indicar um. Sem isso não tem como escolher sua linguagem 👌
Mercado de trabalho
Você não vai decidir qual é a sua primeira linguagem se ninguém usa ela certo? Precisamos entender qual é a quantidade de pessoas que usam essa linguagem e se de fato existe um mercado de trabalho em que a possibilidade de ser contratado é mais alta.
Então lembre-se: pesquise quais são as linguagens mais utilizadas pelo mercado e que mais contratam, assim suas chances de conquistar a sua vaga serão maiores.
Curva de aprendizado
Assim como os idiomas, existem linguagens mais simples e mais complexas para se aprender, e essa "dificuldade" normalmente nos trás resultados melhores. Vou dar um dos inúmeros exemplos das diferenças entre linguagens e seus benefícios:
- Rust: essa linguagem não possui GC (Garbage Collector) o que te obriga a gerenciar a Memória RAM "na mão", mas o benefício fica principalmente em torno de CPU e quantidade de memória alocada, fora que se bem feito a performance também sobre passa outras linguagens compiladas.
- Go: possui GC (Garbage Collector) entretanto consome mais CPU por causa do GC e não consegue bater de frente com relação a Rust quando se trata de performance (não tô dizendo que é ruim, só não é melhor que Rust ok Gophers? 🤣). O benefício é "não precisar" se preocupar com o gerenciamento de memória que nosso querido GC cuida pra gente.
Então lembrem-se: escolham uma linguagem que seja mais simples no início, afinal o aprendizado é igual uma escada, primeiro vamos para o mais simples e depois podemos ir adaptando e indo para linguagens mais complexas de acordo com a necessidade (como por exemplo diminuir o consumo de CPU, aumentar perfomance etc) 💡
Versatilidade (em quantos contextos ela se encaixa?)
Versatilidade quando falamos de uma linguagem de programação se refere principalmente a quantos contextos essa linguagem se encaixa, mas como assim Felipe? Existem várias plataformas para utilizar uma linguagem de programação como por exemplo: desenvolvimento web, mobile, desktop, embarcado. Além de várias outras áreas que englobam essas plataformas como: automação, big data, machine learning etc.
Então lembre-se: se a sua linguagem se encaixar em diversos contextos, o seu esforço cognitivo para trocar de área ou "expandir" o seu conhecimento será menor, o que te fará fazer mais com menos esforço 💪
Ecossistema (libs, frameworks)
Ecossistema normalmente vem muito atrelado a versatilidade. Deixe-me ser claro: normalmente quando uma linguagem começa a se tornar popular (seja por sua facilidade de aprendizado, sintaxe entre outros) as pessoas começam a desenvolver soluções para diversos problemas e usam essa linguagem para resolvê-los. Libraries e Frameworks são o maior exemplo disso.
Então lembrem-se: se a sua linguagem preferida tiver um ecossistema sólido com diversas soluções para seus problemas, o seu início será bem mais tranquilo e inevitavelmente você se tornará mais versátil em diversas aplicações.
Comunidade
Totalmente atrelado a Ecossistema, a "comunidade" são as pessoas que usam aquela determinada linguagem e participam de fóruns, eventos, canais etc em busca de ensinar, trocar experiências e cada vez mais melhorar a própria linguagem e seu ecossistema.
Então lembrem-se: quanto maior for a comunidade e participação ativa dos seus membros (em sites, Discord, Reddit, eventos e o que for) mais conteúdo você achará, mais suporte você terá e as chances de você ter um problema que algum ser humaninho ainda não resolveu são quase nulas 👌
O veredito final
Primeiro quero deixar claro que esse veredito final é a minha opinião com base no que estudei e aprendi ao longo desses 10 anos de TI. Segundo quero deixar claro que já tive contato com diversas linguagens e estou sempre procurando entender qual de fato são as diferenças e benefícios entre elas (é bem "nerdice" isso mesmo, mas sou chegado).
Levando em consideração todos esses pontos que mencionei acima para a escolha da sua primeira linguagem, não consigo imaginar outras linguagens se não as queridas: Python e JavaScript. Pendendo um pouquinho para o JavaScript porque hoje literalmente você consegue fazer de tudo com essa linguagem.
Mas Felipe, isso quer dizer que vai ser horrível se eu iniciar com outras? PELO AMOR DE JESUIS, não estou dizendo em nenhum momento que outras linguagens são ruins, pelo contrário, sou apaixonado por Go (pela comunidade, ecossistema, muito usada por SREs que é minha área de origem) mas nem por isso julgo ser uma linguagem para iniciantes pelos motivos que coloquei acima.
Espero que "fanboys" de outras linguagens não se doam pelo meu veredito e que entendam que acima de gosto pessoal as linguagens de programação são ferramentas e TEM que ser usadas como tal.
E pra encerrar
E se você leu até aqui, meu muito obrigado de coração e espero te ver nos próximos artigos. Au Revoir! 🧡
Siga-nos nas nossas Redes Sociais:
- Instagram: https://www.instagram.com/codetrilha
- GitHub: https://github.com/codetrilha
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/codetrilha